Com certeza você já deve ter ouvido algum comentário do tipo ´´Por que tratar minhas varizes se elas voltam?“, mas fique sabendo que isso é um mito!
As varizes e vasinhos quando tratados da maneira correta não “voltam”; seja com cirurgia, laser ou escleroterapia (aplicação). Estes vasos que foram eliminados não existem mais e não tem a capacidade de nascer novamente!
O que ocorre é que varizes, independente do grau de acometimento, é uma doença genética e progressiva, ou seja, o organismo tem a tendência de formar novas veias doentes ao longo do tempo. Seu aparecimento depende da combinação genética e fatores de risco associados de cada pessoa (como história familiar, sedentarismo, obesidade, uso de hormônios).
Então por que tratar? As varizes vão muito além de questões somente estéticas, e quando não tratadas podem trazer diversas complicações com o passar do tempo, como: manchas e escurecimento da pele, sangramentos, flebites, trombose e úlceras! Sendo uma doença crônica que requer acompanhamento e manutenção durante toda a vida.
Por isso, tratar suas varizes é essencial; além de evitar que você evolua para as complicações acima, ainda interfere de forma direta na sua qualidade de vida e bem-estar.